Entenda como é ser um empreendedor bem sucedido

Falar de Empreendedorismo não é uma tarefa fácil, afinal é um assunto muito comum hoje em dia, isso é o mercado forex para iniciantes. Não é segredo que precisamos SE R criativos d e hora p empreender, mas não é só para bolar produtos e serviços inovadores que precisamos ser criativos, precisamos de-la na hora de nos planejar e nos preparar para o futuro. Então, pensando nisso, eu elegi três assuntos que ninguém me personally falou quando eu comecei, mas que fazem toda a diferença, lembra-se eu era eletricista em Osasco e agora estou te dando dica.

1.  NÓS CRIAMOS NOSSAS OPORTUNIDADES

Tenho certeza que vocês já ouviram muitas historias de empreendedores, e aposto que quase todas começavam todas “Fulano largou tudo para viver fazendo o que ama”, certo? Você não precisa largar tudo para fazer o que ama, muito menos para ser empreendedor. Se fosse assim mendigo venderia cachaça gourmet.

Mas o que é Empreendedorismo?

Poucas pessoas sabem disso, mas não importa se você trabalha numa empresa ou começou o próprio negócio, você pode ser empreendedor. O empreendedorismo está ligado à disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios e mudanças, geralmente com alterações que envolvem inovação e riscos.

Ou seja, empreender é se reinventar e superar desafios, independente perform seu ramo de atuação. Reinventar-se no sentido de se manter atualizado, informado, aberto as mudanças; Superar no sentido de vencer os desafios, ou não se deixar abater caso não consiga superá-los, afinal, nem todas as batalhas podem ser vencidas.

“Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo” – Winston Churchill, político

As oportunidades não simplesmente aparecerem, nós as criamos. Elas estão ligadas like nossas experiências, e como lidamos com elas. Acontecimento após acontecimento, a vida nos dá pistas de qual é ou qual pode ser o nosso próximo passo e, embora essa ideia p viver fazendo o que ama seja linda, nem todas as aventuras empreendedoras vão dar certo e nos dará pilhas p dinheiro. Empreender é passar por dificuldades, cometer mais erros (experiências) do por acertos (conquistas).

Ter um propósito é o que faz a verdadeira diferença na hora de empreender. Nossa motivação não vem perform dinheiro, e sim de estarmos no controle d e nossas vidas e sentirmos que o que fazemos é capaz de mudar a vida das pessoas. Por isso que muitas pessoas “largaram tudo para viver fazendo o que ama”. Ganhar dinheiro é consequência.

Mesmo assim, fazer o que A-MA é apenas o ponto de partida, pois nem tudo será sempre o que você gosta. Ter um propósito é o vai vai fazer com que você acredite o suficiente a de não desistir ao ouvir um não ou desistir na primeira dificuldade. Por mais difícil que seja a sua profissão e/ou negócio, quando se vê propósito naquilo, você faz mesmo assim.

Gandhi não poderia expressar melhor o que é ter um propósito:

“Seja a mudança que você quer ver no mundo”.

2.  SONHOS & OBJETIVOS

Embora ter U M proposito seja muito bom, therefore isso também não adianta. Precisamos ter um sonho, nos planejar, ter metas e objetivos. Mas qual é a diferença entre Sonho e Objetivo?

Envision uma montanha, alt-a e distante, onde no more topo se encontra um grande tesouro. Entre você e essa montanha, existe uma floresta, repleta de caminhos e bifurcações, mas sem nenhuma placa indicando o caminho correto. O tesouro no topo da montanha é nosso sonhoda e como escolhemos e percorremos os caminhos e bifurcações até o topo são nossos objetivos.

Nem sempre escolheremos o caminho correto ou o mais adequado. Alguns deles podem nos distanciar p nossa montanhanos EE nesse momento que precisamos nos reinventar e superar desafios. Teve uma ideia brilhante, mas não deu certo? Tenta de novo! Não deu certo de novo? Reinvente-se! Precisamos compreender que não são só os caminhos que mudam, nós mudamos também. E quando você muda, os objetivos mudam com você.

Independente p qual seja o seu sonho, teremos que escolher qual é o seu melhor jeito para se percorrer nossos caminhos: para Segurança ou Liberdade. Mas é importante entender que cada uma possui seus prós e contras.

Com Segurança, sua vida fica, programável. Você tem horários bem definidos e sabe quanto vai entrar no final do mês, coisa que na Liberdade não tem. Por outro lado, a Liberdade te proporciona maior satisfação, recompensa pelo seu esforço e dedicação, coisa que a Segurança raramente lhe proporcionará. Dificuldades sempre vão existir, independente do caminho. Esteja preparado para elas.

U M erro muito comum é fazer planos a longo prazo. Assim como na floresta estamos bifurcações, se nos preocuparmos estamos a 2ª bifurcação antes da 1ª, estamos pulando etapas. Devemos nos preocupar com a 1ª bifurcação antes de se preocupar com a 2ª, ESE preocupar com a 2ª antes da 3ª. Assim, conseguimos visualizar nossas conquistas e nos mantemos motivados, construindo um caminho com objetivos tangíveis e alcançáveis, até chegar no more topo (nosso sonho).

Por mais sinuosos que sejam esses caminhos, nossas escolhas muitas vezes mostram que precisavam ser feitas para que nos aproximássemos ainda mais do nosso sonho. Começamos alguns projetos, conhecemos pessoas, tudo para que, lá na frente, criássemos oportunidades valiosas para alcança-lo.

“O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia” – Robert Collier, escritor

Ao invés de fazer aquelas promessas p ano novo que sabe que não vai cumprir, porque não planejar suas metas e objetivos para aquele ano? O que você quer conquistar esse ano? Aonde você quer estar depois desses 365 dias? Se achar melhor, faça planos para o primeiro semestre, e para o segundo só no meio do ano. Deixe o ano que vem para o seu “eu” play futuro resolver.

3. SETE DICAS PARA SER EMPREENDEDOR

Já repararam que 7 é um numero mágico pra dicas? Todo mundo gosta p “7 dicas para qualquer coisa”. Então eu listei as 7 dicas mais importantes para ser um empreendedor.

1 – Sonhe grande (seus sonhos podem ter o tamanho que você quiser)

2   – Ame o que faz (mesmo que envolva largar tudo)

3 – Valorize o seu trabalho e esforço (ninguém vai valorizar por você)

4 – Não desista – adapte-se (atualize-se, estude, protected ser sempre melhor)

5 – Arrisque-se (e esteja preparado para falhar se isso to preciso para ser bem sucedido, as vezes temos que ir pra trás pra pegar impulso)

6 – Seja a sua melhor companhia (a maior parte do caminho é solitário)

7 – A mais importante: Não jogue sua dignidade no lixo (Não se venda por dinheiro e cumpra suas promessas; nossa palavra é nosso bem mais valioso)

A Vida é o processo de correr atrás dos nossos sonhoscorrer e os caminhos que escolhemos é o que faz nossa viagem interessante.