As maiores dificuldades em empreendedorismo e o motivo pelo qual se torna difícil

Será que você já conhece os mais PODEROSOS artigo sobre empreendedorismo? Veja abaixo, pois será a solução perfeita para resolver os problemas de o medo que acontecem com investidores que estão começando.

Outro dia, acordei pela manhã e me peguei pensando sobre empreendedorismo. Como investidor geralmente sempre se preocupa com problemas de o medo, o que viria a ser bom para isso não nos afetar? Veja artigo!

Não faça de empreendedorismo uma problemática!

Como investir no Tesouro Direto passo a passo

3Muitos investidores não refletem sobre como investir no Tesouro Direto através de grandes bancos pode sair caro e acabam adquirindo títulos públicos pelo Itaú, Bradesco ou pela Caixa. Mas esses bancos possuem altas taxas de administração e o ideal mesmo é abrir conta em uma corretora de valores, de preferência que cobre uma taxa bem módica, ou nenhuma (sim, existem!) e que abra a conta em um processo todo via internet.

taxa títulos públicos

Então vamos ao passo a passo para investir no Tesouro Direto:

  1. Requisito: ter CPF e conta em algum banco;
  2. Agente de custódia: escolha uma corretora, abra sua conta e peça para o cadastrarem no Tesouro Direto.
  3. Senha provisória: Uma senha lhe será enviada, faça login no site do Tesouro Direto e altere-a. Aproveite para conhecer um pouco a área do site exclusiva dos investidores.
  4. Recursos: Transfira recursos do seu banco para a corretora (na verdade, isso pode ser feito até mesmo depois da ordem de compra, mas como você é iniciante, primeiro transfira os recursos para não ter o risco de ordens não liquidadas).
  5. Faça suas compras: Pelo site do próprio Tesouro Direto, ou pelo de sua corretora, se ela permitir.

Investir no Tesouro Direto ou poupança?

Um hábito, após estabelecido, exige consciência e técnica para ser modificado.

Na implantação do Plano Real, vieram tempos de inflação baixa e o brasileiro se habituou a investir na poupança.

Se a inflação se aproximar de zero, um rendimento isento de 6% ao ano na poupança se torna até interessante, pois rentabilidade real e nominal se aproximam. Porém, em tempos de inflação elevada, tal rendimento pode zerar ou mesmo se tornar negativo, em termos reais. Em outras palavras: se o IPCA ultrapassa o rendimento da poupança, aqueles que tiverem dinheiro nesta aplicação terão perdido capital.

Em outras palavras, era melhor ter usado o dinheiro quando recebeu, do que ter poupado: No futuro, quando a pessoa resgata o investimento, o montante acumulado tem um poder de compra inferior ao do momento do investimento.

Assim, devido à inflação,  do imposto de renda (IRPF) é capaz de tornar essa aplicação interessante, uma vez que a diferença de taxa entre o que paga um título do Tesouro Direto e a poupança é muito grande.

Para comparar um rendimento isento com um tributado, use nosso simulador LCI x CDB. Preencha o valor da LCI com o rendimento anual da poupança e coloque a Selic no lugar do CDB.

como investir dinheiro

Como investir no Tesouro Direto é seguro

5Em tempos de crise, todo mundo começa a se perguntar se é seguro emprestar dinheiro ao governo. Outra dúvida bastante comum é quanto à confiança no agente de custódia (a corretora ou o banco).

Uma das grandes vantagens do Brasil é dever em moeda local. Na década passada, a dívida brasileira que era preponderante em Dólar, foi “internalizada” e hoje o Brasil deve em sua própria moeda. Isso praticamente acaba com o risco de uma moratória ou calote clássico, em que o país anuncia que não tem condições de pagar e solicita aos credores uma renegociação.

No caso brasileiro, é desconsiderada a possibilidade de o governo anunciar um não pagamento dos juros (em especial aos investidores do Tesouro Direto). Tanto é que os próprios bancos mantém reservas alocadas em títulos da dívida pública interna. Assim, o risco dos títulos públicos é considerado o menor de todos pelo mercado.

Logo, como investir no Tesouro Direto tem um risco comparado ao de se investir em uma poupança (ínfimo em ambos os casos), por que escolher uma aplicação de menor rentabilidade?

Você deve colocar energia para conseguir aprenda investir. A gente sabe que as vezes, o medo desanima, e acaba nos atrapalhando as vezes. Mas, olhar para onde se quer chegar, é o que permite que o objetivo seja alcançado.

 

Deixe uma resposta